Meu Refrão

SALVE, SALVE!!!


SEJA BEM VINDO(a)...

Comandos Sonoros...no final da página.

Quem sou eu

Minha foto
Ananindeua, Pará, Brazil
Qual a verdade que você repete a si mesmo? Quais as mentiras que você nunca diz?... E se a sua boca falasse somente aquilo que contém o seu coração, do que você falaria?... E se as palavras já ditas fossem como uma mordaça em sua boca... E se o teu silêncio fosse mais forte que mil palavras, ainda assim manterias o teu grito?!

domingo, 19 de dezembro de 2010

guaimiaba

Historicamente o mês de janeiro é muito significativo aos paraenses. Trata-se do mês no qual ocorreram dois importantes acontecimentos: o movimento de resistência contra a invasão européia, comandada pelo índio Guaimiaba, e o movimento cabano.


No dia 07 de janeiro de 1619 foi aprisionado e morto Guaimiaba, o líder Tupinambá, que resistiu a escravização imposta pelos portugueses.
Mais de duzentos anos depois, em 1835, eclode o movimento cabano: negros mestiços e índios se revoltaram diante da situação de miséria a que estavam submetidos.  Nesse mesmo dia 7 de janeiro, os revolucionários cabanos tomaram a cidade de Belém.


A Cabanagem é conhecida não só pelos paraenses, mas pelo povo brasileiro, enquanto que Guaimiaba nem se quer é lembrado, embora venha a tratar do primeiro ato de resistência contra a invasão portuguesa na Amazônia.


Felizmente, dois talentosos artistas escreveram e musicaram a saga de Guaimiaba, imortalizando em forma de canção esse momento tão importante de nossa história.


Esses dois artistas: Salomão Habib e João de Jesus Paes Loureiro. 



Natan

Nenhum comentário:

Postar um comentário